quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Assegure-se que sua vaca não vá para o brejo. – Como trabalhar sua falta de tempo.


Originalmente Publicado em 24 de junho de 2011 


Cada um de nós tem um monte de demandas em nosso tempo, temos imprevistos que sempre acontecem, amigos, familiares e parentes que buscam em nossas poucas horas de folga um refúgio para suas inquietações e respostas para seus problemas. Pode parecer uma grande bobagem, mas tudo isso é real e acontece todos os dias com milhares de pessoas em todos os cantos do planeta e uma vez estabelecida a conexão de que temos tempo livre para os outros – lá se foi nossa esperança de uma vida pessoal decente, indo ladeira abaixo. É à hora de assegurar-se, meu amigo, de que sua vaca não vá para o brejo!

Trabalhar no nosso tempo e poder usufruir do mesmo para as outras atividades, construir afetos e poder dedicar às pessoas que gostamos, realmente está se tornando uma grande e complexa estratégia de marketing pessoal. É sério!

Ou você organiza seu tempo, otimizando-o e começa a dizer não para alguns insatisfeitos mesmo sabendo que haverá surpresas pelo caminho, caras fechadas, incompreensão de todas as ordens… Ou a sua vaca vai pro brejo meu amigo, e você, sua vida pessoal e sonhos futuros dançam!!!

Grave  isso e tenha coragem em repetir: – ORGANIZE SEU TEMPO E COMECE A DIZER NÃO. AFINAL VOCÊ NÃO É INSUBSTITUÍVEL!!!

Vai gerar frustração a principio naqueles que estão mal acostumados, vai parecer que está com má vontade de ajudar, que é temperamental… Mas essa é a receita para começar a criar um novo estilo de vida para você.

Gostar das pessoas e poder ajudá-las é muito prazeroso e de fato é importante. Mas é necessário que elas aprendam a entrar em seu ritmo e dançar conforme a sua música e não você dançar conforme a música delas!… E pessoalmente você, na maioria das vezes que eles te procuram, tem outra canção tocando em seus ouvidos!

A culpa não é deles e nem é de você. Muitas vezes o vinculo da confiança é mais profundo e amplo que imaginamos, mas crie coragem de pegar a sua vaca e sair correndo do brejo, meu filho, porque o atoleiro é certo. E pode acreditar que nem sempre você é a última opção de ajuda, na maioria das vezes é a primeira!!!

… Depois de uma semana sozinhos, eles vão ver que deram conta de resolver seus problemas e que de fato estavam muito mal acostumados. É um desafio a principio. Dói sermos forçados a dizer não para um ser que nos chega como uma criança de três anos a nos chamar a atenção. É mentalmente desafiador até de imaginar o ciclo de dor e constrangimento que determinado “Não” pode ocasionar, mas o que não se destina a você deve mesmo pertencer aos outros.

Tornar-se exigente consigo e com aqueles que amamos é abraçá-los na hora certa e saber conduzi-los a medida de seu tempo e disponibilidade. Mostrar-lhes que há outras possibilidades de caminhar e que você tem seus sonhos e objetivos e nem sempre dá para parar tudo por eles.

Pegue sua vaca, amigo. E comece a procurar um lugar seguro. Se estiver disposto a seguir em frente e alcançar seus objetivos. Afinal, o que você pode fazer para o outro agora que vai fazer a diferença? E você? Vai conseguir manter-se no foco? Seus afetos entenderão esta “forcinha” que está dando ao amigo? Mais uma vez te pergunto: – Você é INDISPENSÁVEL nesta questão? Eu ultimamente tenho tido uma reação no mínimo curiosa, quanto aos meus objetivos futuros. O que eu não posso fazer diferente, eu nem sequer penso em possibilidades. Escolhi minha trilha e vou que vou. Engulo seco certas vezes e tenho evitado o não, mas tenho um objetivo à frente e se para alcançá-lo eu tenho diminuir o ritmo, diminuo. Assim, para quem nem pensava em construir laços, vou fortificando os meus.

Algo que eu pensava que era impossível de fazer eu agora faço. Não questiono.  Observo e vou vendo como o outro também funciona, qual é o seu tempo. Resolvi tirar minha vaca do brejo e agora estou tomando um solzinho da tarde e vendo como funciona este momento. Sem me sentir culpada pelos “nãos” que tenho sido obrigada a dar. Sendo criativa comigo e com o outro, respeitando seu espaço e seu tempo. Eu simplesmente deixo as coisas seguirem seu curso. O meu medo era o que estava me impedindo de ver a outra parte do todo.

Não sei se é do jeito que eu queria que fosse, mas é o meu momento que está sendo trabalhado agora e não o de um amigo, parente ou conhecido. É algo único, exclusivo e acredite edificante! Ter tempo para minhas questões pessoais, meu trabalho e projetos… Então, toda manhã ao acordar, peço a Deus que meu caminhar seja suave para que eu possa aprender e poder aos poucos definir meu tempo e espaço no tempo e espaço das pessoas que eu amo tanto, e que não as atrapalhem caminhar enquanto estamos presentes nesta trilha que agora sigo, e se eu não fizer isso por mim agora estarei sendo resistente ao meu caminho e empacando minha vaca em algum brejo de novo…

De alguma forma, estou começando a observar os acontecimentos sob uma nova ótica e  o horizonte que se descortina me parece bastante promissor. Estranhamente, parece que estou menos cansada hoje fazendo muito mais coisas para mim do que fazia antes, e com mais e mais projetos pessoais a querer compartilhar. Ando bem melhor-humorada também, apesar de se levantar mais cedo. Definitivamente, muito menos frustrada! – Que incrível este poder de mudar nossa situação quando saímos de uma zona de conforto!

Estou feliz com o resultado do não resistir e isso não é propaganda enganosa!

Tirar a vaca do brejo realmente pode estar mudando minha vida.

Isto é o que vem funcionando para mim, mas todo mundo tem suas próprias soluções, então, como você faz com o seu tempo para dedicar a você?Como você lida com a resistência, seja qual for a forma que assume para si?Como é que você arraste os ponteiros do relógio para extrair mais tempo para si mesmo fora de um dia agitado? E principalmente, como você faz para resolver as coisas quando vê sua vaca indo para o brejo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!