Crônicas de Mercado

PADARIA DU PAIN.

Descendo o elevador 2 você chega a uma charmosa e pequena padaria. A Du Pain...

Uma iniciativa ousada entre verduras e frutas... Com pães diferenciados e frescos, um financier irresistível e um atendimento quase exclusivo.

É permitido sonhar ali, a começar pelas massas de pães a descansar sobre a bancada de trabalho cuidadosamente higienizada e coberta... os cheiros de massa a fermentar se misturam às texturas e sabores deliciosos dispostos a hipnotizar qualquer romano.

Também se consegue, além de degustar um bom pão diferenciado e especial, adquirir, vinhos e azeites selecionados e de excelente procedência.

Fico torcendo para que a Du Pain tenha vida longa como o bom vinho que acompanha um pão de Campanha.


(Mercado Central de Belo Horizonte - 09/04/2016)

EMPÓRIO JOÃO E MARIA.

Depois que conheci o Empório João e Maria e experimentei uma fatia de um autêntico bolo de rolo, vindo da cidade de Jaboatão dos Guararaes PE. Nada mais é tão fino e sofisticado como parece ser. O simples que tem charme. O bom gosto que não é ostensivo. Um atendimento primoroso e um monte de delicias que esperam por sua degustação... Tudo isso você encontra lá.

A propósito, o café gourmet 100% arábica, coado na hora, em coador de pano... merece sim uma atenção especial e chega como um presente bom...

Hoje foi minha segunda ida ao Empório, segunda de muitas que seguirão... Porque é simplesmente instigante conhecer cada sabor, cada história de gente como a gente. Mas que sabe que para ser sofisticado não precisa de muito, não precisa ser caro...

Sofisticação é uma questão de estilo, já dizia Chanel... Desconfio que ela também apreciava um bom café, e quiça conhecesse o bolo de rolo pernanbucano.


(Mercado Central de Belo Horizonte - 20/12/2015)

THAJ.

É simplesmente impossível não se apaixonar pela Thaj... centenas de coisinhas lindas nos esperam na vitrine e no interior da loja, como uma lojinha de mil e uma noites!

Gosto de passar pela loja sempre que vou ao mercado. É um lugar de sonhos e de descobertas... Recentemente comprei 03 passarinhos de porcelana para decoração de mesa e foi lá que entrei apressada, na semana passada, em busca de um presente de aniversário para meu irmão. Algo discreto, charmoso e que fugisse do convencional. Encontrei um quadro com o filigrana maçônico, mas o valor estava além de meus recursos.

O que a gente não faz por um presente... abri minha bolsa, contei todas as cédulas e moedas... Acho que a moça ficou com tanta pena de mim que acabou vendendo pelo valor que eu tinha. Menos do que era prometido com o desconto, mas, sabiamente, como os velhos comerciantes árabes, com um retorno de uma nova e fiel cliente para bem em breve...

(Mercado Central de Belo Horizonte - 26/09/2015)


MANTENDO O ESPÍRITO ESPORTIVO.

E foi em um açougue em frente a banca do Salim que a prosa correu solta. Enquanto eu aguardava meu queijo meia cura, diga-se de passagem, muito saboroso, vejo um motoboy chegar apresado. Foi buscar uma encomenda e já dizendo que era carioca, torcedor do flamengo e em Belo Horizonte, torce para o galo. Desde então este time vem ganhando todos os campeonatos, segundo ele. De pronto, falei:
- Já que é assim, torce para o meu América!
O que te custa? Afinal, um time a mais ou a menos para quem é pé quente tanto faz...

O amigo açougueiro tomou as minhas dores e disse que também torce para o meu time de coração e explicou dizendo que é seu segundo time, já que o América disputa a série B... O carioca que não tem segundo time em Minas, também disse que ia torcer, afinal, futebol é o esporte favorito dele. E lá se foi tão apressado como chegou a repetir que também era americano.

(Mercado Central de Belo Horizonte - 12/09/2015)


DAS FARINHAS AOS DOCES.

E foi no PC Farinhas que eu encontrei vários tipos de doces, balas e guloseimas...
Fui atendida por uma mocinha muito solícita que foi logo se explicando:
- A gente não trabalha mais com farinha não. Agora a gente adoça a vida!

Ta certo, mocinha. Ta certo.

(Mercado Central de Belo Horizonte - 12/09/2015)


O DOCE DE LEITE BOREAL.

De passagem pelos corredores do Mercado Central, numa prosa bem contada entre queijos e doces, ali na barraca do Salim... Conta-se em bom mineirês para que ninguém ponha pitaco ou defeito, que o doce de leite mais gostoso da região de Rio Pomba, quiça de Minas e também do Brasil, é o Boreal.
Pastoso, maçudo, combina com o queijo fresco e macio, bem comum nas cozinhas mineiras.
Sobre o sucesso desse doce, não se sabe exatamente se é devido ao clima serrano ou se é a boa produção leiteira que, inclusive, pertence a um dos proseadores.... Tá explicado.

(Mercado Central de Belo Horizonte - 29/08/2015)


ALI DE BEIÇO.

Prosa solta, ensaiada em passos lentos, admirando os tons exóticos e aromas de temperos de todos os cantos enquanto ouvia a explicação bem elaborada de que mineiro gosta de tudo muito bem explicado, e se for para dar uma informação como por exemplo, onde fica determinado lugar, que seja bem informado que é logo ali - diz-se - esticando o pescoço a frente e mostrando bem mostrado, o beiço.

(Mercado Central de Belo Horizonte - 05/09/2015)

Um comentário:

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!