terça-feira, 8 de outubro de 2013

Teoria das Janelas Partidas.

Acabo de ler um artigo que faz uma co-relação entre o índice de violência de uma determinada região com o ambiente descuidado ou abandonado. Segundo o artigo, a teoria sobre as janelas partidas se aplica de igual forma tanto sobre as viaturas que foram alvo de projeteis e por isso mesmo passavam a impressão de mal cuidadas e de descaso público, quanto a casas, ruas, bairros em que a questão social estava interligada a abusos de autoridades e desmando de delinquentes.

Esta teoria mostrou-se interessante e comprovadamente orgânica, quando se pensa que ampliar a qualidade de vida, saúde e educação é na verdade ajustar a vida das pessoas. Quem mora em um ambiente saudável e salutar quer demonstrar isso soleira da porta afora... Uma criança bem educada, sadia e feliz não irá se tornar um delinquente a não ser que haja uma janela quebrada.

Vejo muitas vidraças partidas em minha vida. A começar pelas da minha própria casa. Descuidei tanto de mim que as traças invadiram o sótão de minha alma e pouco a pouco devoraram as lembranças (resta-me um fio delas) os sonhos e o tempo - trapaceiro - se encarregou de me fazer esquecer das vidraças partidas.

Me dei conta que além de pintar as paredes de fora, preciso pintar a casa toda por dentro. Trocar os vidros quebrados, recolher os cacos em um papel e joga-los fora. 

É tempo de mudar por dentro e por fora.
E se é para mudar, que seja para melhor.

Linda noite pessoal.


PS: O artigo sobre as janelas partidas está em inglês, mas vale a pena ler e refletir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!