sexta-feira, 19 de outubro de 2012

No embalo do Hip Hop...

Confesso que tinha um certo preconceito com a turma do hip hop e rappers... Gente que fala "a rua é nóiz" não dava para levar muito a sério - eu pensava... Até conhecer  a poesia que vive escondida nas ruas, nas comunidades e grupos que curtem este ritmo formado de métricas e rimas...

Dono de um estilo raro, ouvi com muito gosto e empenho para entender este novo conceito de música aos meus ouvidos tão acostumados as árias de Callas. Me peguei movendo o corpo e estalando os dedos e aos poucos, me soltando ao ritmo suave de MC Leytin. - O jovem garoto mineiro tem estilo, atitude e personalidade, porque, reparem, não é fácil rimar! Mais complicado ainda quando se rima em um *duelo de MC's, onde associam ao ritmo, a poesia, o tema e acima de tudo emoção, a muito improviso. 

Numa pesquisa rápida na internet, vi que este movimento cultural é grandioso demais, e ouvi outros rappers ou MC's... Mas fiquei fã do Leytin e sua voz serena, clara, sua mensagem tranquila entrando nos ouvidos e atingindo em cheio ao coração... numa baladinha (se é que se pode dizer assim) romântica e suave, quase uma melodie francesa... 

Daí me lembrei que recentemente, uma novela brasileira mostrou o funk melody que no Rio de Janeiro é conhecido como Bailes Charme, e o grande sucesso das canções que como chiclete ficaram por meses em nossas cabeças, a ponto do Rei Roberto Carlos também, com todo seu estilo, carisma e conhecimento de música, ter criado uma canção neste formato... E como esta estratégia de marketing, pode aos poucos ir mudando um conceito pré existente em toda uma população que acompanhou a novela - O Rei, foi esperto, disponibilizou parte da canção nas redes sociais e na chamada da próxima novela... Não preciso dizer do sucesso midiático que  a música "Esse cara sou eu" vem causando nas redes sociais...

Os franceses, fizeram da melodie uma canção arte, e eu me atrevo a dizer que este é o caminho do Leytin... Longe de chocar com os temas de violência e intimidatórias citações à politica pública: Falar de amor é o caminho mais sutil, verdadeiro e popular de se chegar  ao coração e as mentes das pessoas.

Na minha ignorância e na armadura imposta por minha geração que cresceu ouvindo os rebeldes Beatles, me vi na obrigação de me penitenciar com o movimento de rua, mas acima de tudo comigo mesma, que via a arte sem entender de fato a causa cultural, justa e tão importante quanto foi, na minha época as músicas de tantas bandas de rock que escutei e ainda ouço.

Percebi que juntamente com os grafiteiros que fazem dos muros sua tela, dos rappers que contam o dia a dia de suas comunidades em rimas cheias de verdade e sem cerimônia alguma pedem licença para serem os Mestres de Cerimônia de nosso destino, nosso acaso, nosso refrão de música, de bossa, de riso espontâneo ao ouvir algo inusitado...

Minha alegria de estar viva é saber que posso aprender a cada dia...E quebrar paradigmas, descobrir novos caminhos e sensações... "Poesia Melodie, fala ritmada não é falação, é argumento, é talento em improviso e muito sentimento"

A rua é nóiz mano.

Cau Oliveira.

2 comentários:

  1. Grande texto Cacau! Parabéns a ti!
    daufen bach.

    ResponderExcluir
  2. muito bom gostei de saber q nos ganhamos mais uma pessoa interessada na nossa cultura seja bem vinda a cultura hip hop .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!