quarta-feira, 8 de maio de 2013

De Olho na Vida.

A vida é uma grande cilada. Sim! - Explico.

- Assim como você, agora, neste exato momento, milhões de pessoas passam pelos mesmos problemas que você, sonham e pensam nas mesmas coisas que você deseja e o que é mais perigoso: Todas elas tem o livre arbítrio, ou seja, podem escolher por caminhos inimagináveis ou exatamente igual ao seu.

Daí concluo que a vida é uma grande cilada; com todos seus riscos, com todos seus perigos e com todas as suas nuances.... O bacana nisto tudo é que muitas vezes, sem que nos dessemos conta, encontramos com pessoas que nos aproximam mais de nossa essência, de nosso referencial. E percebemos que estávamos famintos de nós mesmos. Uma fome insaciável de gostosas gargalhadas e de generosos sorrisos de alegria, fome de ser entendido, de ser aceito, de poder compartilhar algum sonho engraçado.

A gente vai tolerando um monte de coisas, não é mesmo?

Toleramos o trânsito caótico, toleramos os ruídos do vizinho, toleramos o stress do trabalho, toleramos o cara chato do mercadinho que sempre erra nosso nome e o troco... E vamos criando uma pseudo crosta em nossa identidade. Acreditem, ficamos perversos de tanto tolerar. A nossa mente vai nos forçando a ser qualquer coisa menos nós mesmos, ficamos irreais e para piorar, falsos. Sim. Falsos, porque a verdade é perigosa, ela é muitas vezes curta e grossa, dura e afiada como o aço de uma navalha... Mas a mentira, "aquela vinda da tolerância", estagnada ao longo de tanto tempo.... Ah! Esta é doce, venenosamente doce!

Sorrimos complacentes ao cara do mercadinho e pegamos o troco sem ao menos conferir, querendo nos afastar o quanto antes do incomodo de dizer pela milésima vez o nome corretamente; trocamos a estação da rádio ou trocamos a música na expectativa de que o tempo passe mais rápido e que enfim chegaremos a tempo em nosso destino; imploramos ao farmacêutico um remédio para dormir (sem receita) na esperança de não ouvir o pagode correndo solto na festa do prédio.... E assim, dia a dia, vamos alimentando nosso monstro interno.

Até que a criatura acorde ou que tenhamos coragem de matá-la.

Tenho comigo que para ser uma pessoa positiva e sincera nos dias de hoje é mais ou menos como os sonhadores medievais - Utópicos. Porque nem sempre o sonho nos trará a realidade em troca, nem sempre colocaremos nossos pés na realidade e pisaremos em flores.... Haverá dias de espinhos em nosso caminho, haverá amigos egoístas, haverá vizinhos pouco dispostos a diplomacia e pessoas que nunca vão chegar a lugar algum. Seja por falta de interesse, seja por vontade única de desperdiçar mesmo, as oportunidades que a vida dá.

E a vida nos dá, todos os dias, oportunidades de nos arriscar, de corpo e alma, na verdade. Seja nos dias de flores e doçuras em que estaremos famintos e sedentos de afeto. Seja nos dias de espinhos em que os problemas virão de todas as formas, nos mostrando o quanto somos frágeis, no quanto precisamos uns dos outros e que podemos sim, sermos vencidos pelos sonhos.

A realidade está ai para toda a gente. Para mim e para você. Com problemas de todas as ordens e a cada momento que você pensar que tudo está perdido, lembre-se que milhões de pessoas também passam pelo que você está passando, e que cada uma delas irá tomar uma decisão que pode ser exatamente como a sua, ou não... E é este "não exatamente igual" que talvez faça toda a diferença.

Medite sobre isto e mude sua atitude  na próxima vez que sentir-se a ponto de explodir, sorria para a vida e mude programação mental.... Mentalize seu destino enquanto aguarda o transito fluir, ame mais a sua família e os seus amigos! Os seus vizinhos merecem uma pessoa que sorri com o coração tão sincero quanto o de uma criança! Pronuncie o seu nome corretamente e com convicção toda vez que for necessário, mesmo sabendo que o rapaz do mercadinho jamais vá compreender. Não seja falso consigo mesmo, não caia nesta armadilha do destino! Acredite, viver positivamente é exatamente tudo o que você precisa para chegar onde você quer.









Um comentário:

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!