terça-feira, 1 de abril de 2014

Esperando a Páscoa Chegar...

Enquanto acorrentada em meu "tradicional sacrifício cristão" de permanecer durante a quaresma sem ingerir bebida alcoólica, fico relembrando antigas quaresmas e páscoas... As que não comi carne, as que não comi chocolate, as que não bebi... E num desespero quase lúdico cometi o pecado da gula durante todo o domingo de páscoa, comendo e bebendo tudo o que não consumi nos dias de voto casto.

É engraçado pensar nisso, porque eu era muito jovem e não fazia com consciência crística, mas pela tradição, porque minha avó e minhas tias faziam essa espécie de sacrifício pascal e apreendi isso em minha vida... Era frágil esse apego, porque não era verdadeiro, não era sincero.. Era porque era. Era porque todo mundo fazia, ou porque eu queria passar de ano e achava que com isso teria "uma nota a mais" lá no céu.

O tempo passou rápido demais e as páscoas de ovos de chocolate deram espaço para muita meditação e busca interior, uma quaresma tranquila com votos mais simples de um dia de cada vez, ser amável, ser sincero, ser sensato com o meu irmão mais difícil. Rusgas, ressentimentos e mal humor não podem caber em uma quaresma de mudança de atitude, em uma busca de novas formas de se ver nesse mundo tão complicado... Pois é justamente no meio dessa busca toda que comecei a enxergar algumas coisas que eu não via antes...

Vi que o chocolate pode ser gostoso enquanto esperamos, pacientes, a vinda de Cristo em nossos corações, e que, aquele ovo de páscoa caro que aguarda na loja de conveniência, pode esperar a segunda feira para ficar mais em conta no preço, nas promoções pós festança... O vinho e o pão podem e devem celebrar a vida que me foi dada com tamanho depreendimento e amor, e que não importa em absoluto se você é cristão, budista, ateu ou judeu... Você é o melhor que a vida pode te dar e só por isso é páscoa todos os dias para você!

Vem chegando o Pêssach, e você deve pensar assim: - E eu com isso?
Se você não sabe, o Pêssach comemora a libertação do povo judeu da escravidão do Egito. E será que não estamos todos aprisionados em algo? Quantos estão hoje como escravos de si mesmo, sem falar do julgo e domínio das drogas, da fome e de tantas outras misérias?

Ah! Meu amigo.... Estou esperando a Páscoa chegar, e esperando muito bem esperado... Com a paz de quem subiu ao topo do Monte Santo sem nunca ter lá pisado, com a humildade de quem desfez de suas vestes sem ter os pés sido descalços... Espero pela páscoa de mim. E espero com todo amor que posso compartilhar, com todos os poentes de minha história e todos os dias de sol que Deus me concedeu.

Descobri que vivo em Páscoa desde abril de 1969. Me libertei da escravidão do medo que me habitava agora a pouco, e neste instante já comemoro, feliz, os dias de mim.

Boa noite pessoal. 
Shalom Aleichem.

2 comentários:

  1. Você expressou lindamente seu sentimento em relação à páscoa, Cau. De que adianta seguir a tradição...não comer carne, por exemplo, se não somos amáveis, tolerantes uns com os outros? Deus diz em Sua Palavra que obedecer é melhor que sacrificar.
    Amei seu texto. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Você expressou lindamente seu sentimento em relação à páscoa, Cau. De que adianta seguir tradições, não comer carne na quaresma, por exemplo,, se não somos amáveis, tolerantes uns com os outros? Deus diz em Sua Palavra que obedecer é melhor que sacrificar.
    Além disso o foco foi desviado.Páscoa não é comer ovo de chocolate. Sim! Comamos chocolate...é delicioso! Mas a páscoa é relembrar a libertação do povo de Deus do cativeiro do Faraó. Bem como você disse.
    Amei seu texto. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!