terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Sidra em um dia de outono anima

Você pode dizer que eu desenvolvi um bom caso de sidra-para-cérebro. Isso pode acontecer nesta época do ano, quando o cheiro de uma lareira e o som das folhas esmagadas sob os pés pede um desejo pavloviano de todas as manifestações da maçã.

Talvez eu esteja exagerando o cartão de temporada aqui. A verdade é que, a colheita da maçã é um fenômeno do outono, mas sidra - cidra dura, como suco de maçã fermentado em uma bebida alcoólica é muitas vezes chamado nos Estados Unidos - está disponível em qualquer estação. A piercingly pura cidra seca pode ser um deleite verão maravilhosamente refrescante.

No entanto, imagens do outono é mais de acordo com sua mística. Cider não pode deixar de ser sazonal associado Thanksgiving. Mesmo assim, enquanto a cidra era um dos principais bebidas na América Colonial, é improvável que tenham sido consumidos na refeição de Ação de Graças original, dado que as únicas maçãs disponíveis para os peregrinos eram aqueles que trouxeram si. Bem, eles provavelmente não comeriam peru no primeiro Thanksgiving, tampouco.

Maçãs são naturalmente para climas mais frios. De fato, em latitudes que foram muito frio para as videiras, as maçãs (e não vamos esquecer de grãos) foram a base de bebidas alcoólicas. Mas mesmo regiões de vinho fazer sidra. O país Basco, em Espanha, por exemplo, produz algumas das sidras mais raras no mundo.

Cider vem em uma fascinante variedade de estilos, com níveis muito variados de complexidade, desde a mais pura essência da maçã às sidras Basco, que eu absolutamente adoro, mas que pode ser repugnante para os não iniciados causa de seu aroma incomum de lã molhada, peles de animais e que pode ser chamado de curral educadamente.

Na outra noite, na Dovetail no Upper West Side de Manhattan, que oferece uma gama impressionante de sidras no copo, bebi um Sarasola cidra Sagardoa das colinas Basco, invulgar, sobretudo porque, ao contrário da maioria sidras, não é espumante . No entanto, tome um gole, porém, e sentirá todo seu frescor e brilho deslumbrante.

"Aquele definitivamente tem que vir com um aviso", disse Amanda Reade Sturgeon, sommelier do restaurante, que reuniu uma selecção de 13 de sidras, além de dois pommeaux, bebidas francês, que mistura suco de maçã com Calvados, e uma cidra no gelo, que é feita por cidra congelamento e eliminação de água congelada, deixando para trás uma cidra winelike que é doce, suave e rico. O pommeaux são cerca de 17 por cento de álcool, mas a maioria sidras não são mais do que 5,5 a 8 por cento, como cervejas lager.

Dois outros sidras Basco eu amo são os Naturala Sagardo de Isastegi, alegre e cruamente seco, com um toque de cheiro dos animais, e os Bereziartua, seca e exuberante, mas com um aroma de couro secado. Abundância de sidras mais simples estão disponíveis. Dovetail serve uma cidra austríaca feita por Reisetbauer que é clara, leve-bodied e delicioso, e uma cidra Inglês feita por Aspall que cheira e tem gosto de flores de maçã.

Tão bom quanto estes são sidras, é igualmente verdade que existem muitas versões ruins - sidras que são adoçados com os níveis enjoativo ou que são comercializados para o zumbido rápido que eles oferecem. Em Nova York, pelo menos, sidras parece ocupar fundamento jurídico nebuloso, o que significa que eu tenho encontrado em supermercados como Whole Foods e fairways, que são autorizados a vender cerveja, mas não de vinho, e lojas de vinho, como Astor Wines & Spirits e Chambers Street vinhos, que não estão autorizados a vender cerveja. Com a impressionante sidras bom eu era capaz de encontrar, eu não estou reclamando.

Primeiro entre os meus favoritos é o Etienne Dupont Cidre Bouché, que eu tenho comprado há anos. Como muitas das sidras superior, isto vem em uma garrafa de vinho de tamanho, cobertas com uma rolha. A Dupont é sempre datado de vintage, e sidras claramente diferem de ano para ano. O 2009, que está atualmente nas prateleiras, não é tão intensa como em anos anteriores, mas é seca e deliciosamente puras, talvez com um toque de caramelo para ela. Outra cidra Normandia soberba é o zesty 14 de Cyril Zangs Glos, que é cheio de sabores de fruta doce.

Sidras americanos são mais complicados para inverter a ordem e porque muitos deles são adocicados, mas eu encontrei alguns bons os a sério, incluindo o condado de West Redfield, feita no Berkshires norte da maçã Redfield incomum, que tem carne vermelha azedo que faz o vermelho maçã e dá-lo rico, vibrante, quase winelike sabores, e os Farnum Extra Dry Hill de Nova Hampshire, que é fresco, terra e complexo.

Cidra pode ser sinônimo de maçãs, mas ele pode ser feito a partir de sementes de frutas de outros, como pêras, por exemplo. Éric Bordelet, ex-sommelier em Paris, faz excelente pêra e maçã "cydres", como ele lhes chama, que é complexo, elegante e sempre delicioso.

O que você servir com sidras? Eu não abandonei o vinho de Ação de Graças, mas muitos destes acompanhamentos sidras seria excelente. Na cauda de andorinha, a Sra. Reade Sturgeon recomenda a Sagardoa Sarasola com leitão servido com, naturalmente, as maçãs, os brócoles Rabe e polenta, assim como um prato de tamboril com pimenta e piquillo aipo.

Todos estes são ótimo, mas para mim sidra seca bom, especialmente um espumante de cidra, como a Dupont ou Hill Farnum, resolve o problema perene irritante do que beber com comida indiana. Os frescos, os sabores corte raso com o calor e tempero ainda melhor do que cerveja.

No Brasil, onde o consumo de sidra ainda se associa a festas... nada melhor que bebe-la em refrescante coquetel de verão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!