
Acho que todo mundo conhece alguém que diz estar falando do fundo do coração, mas na verdade está falando com o fundo do seu ego mesmo... Pessoas que se julgam necessárias, melhores, superiores, esclarecedoras, mas que em momento algum expressam necessidade de aprender com os erros e as armadilhas do dia a dia... Gente que, para ser sincera, parecem revoltados com todo mundo.
Não acredito que pessoas assim sejam felizes. Parecem eternos desconfiados, eternos interlocutores da sua personalidade, muitas vezes forte, muitas vezes confusa, e sempre, mas sempre mesmo, arrogante.
Me lembrei de uma frase antiga que ouvi muito de uma tia que é assim: "Meu coração está dizendo..." É engraçado como soa falsa esta frase quando era para ser justamente ao contrário! Se o coração diz, é porque há uma luz, uma vontade maior e perfeita que deveria agir como um caminho de interiorização, de adaptação de que algo está mudando... Mas para pessoas egocêntricas, esta citação parece mais uma propaganda enganosa de prestação de serviços. O coração é a acolhida da alma, é a morada do espírito, do nosso melhor sentimento... Se abandonamos nosso coração, o amor vai-se embora e toda emoção, toda intuição positiva vai junto com ele. É necessário prestar atenção sobre isso, para quando a gente dizer "Meu coração está dizendo...", dizer com vontade e clareza, ser sincero e entender que mesmo sentindo alguma dor ou revolta, o nosso coração terá que acender as luzes da casa para o amor ficar.
Durante um tempo, convivi com alguém que não deixava que as pessoas percebessem seus sentimentos. Discreto, agia como se qualquer elogio ou comentário fosse um caminho para invadir a sua privacidade e o seu mundo. Sua arrogância morava ali e eu acho que até hoje ele não sabe... Apesar de todos bons modos e sentimentos, acho que ele nunca tencionou, de verdade, viver as coisas do coração, sem necessidade de desarmar-se, de relaxar e esquecer por algum momento do seu ego e das opções impostas pela razão.
Ao dizer alguma coisa, seja do coração ou da personalidade, tenhamos o cuidado de observar antes se vai soar falso. O coração na verdade nada tem a falar porque ele é acolhida, é silêncio, é paz... A vontade, a personalidade é quem vai transmitir a emoção, ressaltar o que não se compreende...
Cada um tem um momento certo de abrir o seu coração, mas para isso tem que interiorizar-se, buscar-se a si mesmo... Acho que para quem tem tantas resistências quanto ao outro e que se protege ao longo da vida, vai sentir-se meio perdido quando esse momento chegar, vai ficar confuso quando sentir que é hora de compartilhar seu mundo, seu destino... Mas quando conseguir tirar de seu ego todo o calor que possa dar, irá aquecer a todos ao seu redor, irá transformar-se a si mesmo, e lapidar-se no que de fato sente. E esse transformar-se a si mesmo é tão esclarecedor e lindo!
Hoje, meditando sobre o ego, desejo a todos que, sintam-se amados, porque o amor está, o amor é. O amor se basta... Independe do nosso pensamento e ponto de vista. - É como uma radiação, uma energia... Que possamos, nós todos, rompermos nossos bloqueios e aquecermos nessa chama de luz clara, calma e curadora do Universo... Que possamos enchermos de paz e em paz irmos além de nós mesmos.
Experimente ascender. É divino!
No Dharma,
Cau Oliveira.